segunda-feira, 2 de março de 2009

Está na hora do balanço final

Para quem já não se recorda, iniciámos há 15 dias uma experiência aberta a todos, que nos incentivava a pesar o lixo que deitamos todos os dias fora.
.
Na primeira semana, apenas o José Alberto, o Vítor e eu nos prestámos a este trabalho. E agora? Terá havido mais alguns corajosos?! :)
.
Enfim, aguardo as vossa respostas...
.
Por agora apresento o número final na minha casa: em 15 dias produzimos cá em casa 17,8Kg de lixo! E só me refiro ao lixo que vai MESMO para o lixo, uma vez que também fazemos reciclagem de papel, embalagens e vidro. É incrível, não concordam? Se fizer uma estimativa, posso concluir que produzimos, por ano, mais de 430Kg de lixo doméstico. UAU!
.
O José Alberto compilou 19,3Kg de lixo. Contas feitas, equivaleria a um total de 469Kg de lixo. Incrível, não é verdade?
.
Quanto ao Vítor, atingiu os 16Kg. Fazendo a estimativa, calculamos 389Kg de lixo ao fim de um ano. Este resultado traduzirá uma melhor reciclagem ou simplesmente, como coincidiu com a interrupção do Carnaval, não estiveram tanto tempo na cozinha? ;)
.
Está na hora de ponderar melhor, quando nos dirigimos ao lixo: "O que levo na mão tem mesmo de ir para o lixo? Não pode ser reciclado ou reutilizado ou (e porque não) dado a alguém que lhe faça bom uso?"
.
A produção de lixo urbano alcançou números incomportáveis para o bem-estar da humanidade. Cabe a cada um de nós tentar inverter esta estatística. Mãos à obra! O planeta Terra agradece.

imagem daqui

(actualizações no dia 04 de Março, a verde)

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo!!
Ajudar o Planetaa
è incrível a quantidade de lixo que se produzz num ano!

Tenho qe comentar maizz agora stor a qe e para ser a qe tem maizz comentáriozz
qero ultrapassar o zé!

Bjozz

Anónimo disse...

Gozzteii da sua ideiia de: Qwem maizz comenta!

Bjozz pá storaa

José @lberto disse...

Incrivelmente assustadora a quantidade de lixo que produzimos!

Agora antes de por algo no lixo penso 2 vezes em que mais utilidades poderá ter aquilo que estou a desperdiçar, e se for o caso, reutilizo.

Agora vou menos vezes ao contentor do lixo!

Bjs
José Alberto

Anónimo disse...

Tá bem stora vou TENTAR nao cmentar assim aqeles qe nao são utéis
vou fazer um ESFORÇO